Sunday, March 02, 2008

Cronos vs. Kairós

Juro por tudo que há de mais sagrado que não falarei sobre o divino. Falarei sobre o tempo, ou os diferentes tipos de tempo. Já explico. É por conta de uma relação que existe entre dois tempos que me intrigam e talvez esse meu corpo humano não me permite entender mesmo, justamente pela forma que atualmente me encontro.

Há quem diga que há dois tipos de tempos diferentes. O tempo cronológico, que vivemos, com princípio, meio e fim. O tempo que é medido por anos, por tempos, primaveras e por duas coisas básicas e que todo ser humano nesse mundo tem que passar: nascimento e morte. E filosoficamente, é um tempo aprisionador, pois o ser sofre com o que passou, com o que será e com o porvir. Aí que entra o outro tempo, que se diz existir: o Kairós.

Esse tempo é um tempo que não é medido por anos, meses, dias, horas, minutos e segundos. É atemporal. Um dia em Kairós pode ser como mil anos e mil anos como um dia. Não é um tempo sem fim, mas seria justamente o fim do tempo. Onde não se sente o tic-tac, menos ainda o cuco. Monotonia não faz parte do vocabulário.

E como se chegar lá? Humm, esse é o grande desafio e mistério da vida. Tem que se permitir visualizar que num dado momento algo veio de kairós, e entrou no tempo cronos de forma discreta e fundamentalmente exata e concreta, com o objetivo de tirar o homem do tempo cronos e no findar, levá-lo a kairós.

O que seria isso? Por qual motivação real esse objetivo teria? Isse é que o mistério que queria que você descobrisse. E a palavra mistério não é exagero. Não é insondável, mas é um mistério. Se descoberto, há uma opção a se fazer.

3 comments:

Diego Moretto said...

Não sei se conseguirei me expressar, mas vejo o Kairós como os momentos passageiros e marcantes de nossas vidas. Aqueles momentos e que não esperamos que aconteça mas que chega de forma defrontante com o momento atual. Pode ser gravada, filmada, fotografada? Sem duvida, pois é atemporal. É o consciente a palavra-chave que remete ao tempo a lá Kairós. É o tempo que faz com que o que parecia ser normal em nossas vidas, devido a singularidade proposta por Cronos, tenha um sobressalto e nos faça mudar devido a esse simples estalo do presente. É como o LSD, que nos desprende psicologicamente, enquanto nosso corpo permanece em síntese com o nosso redor.
Kairós é o tempo responsável por nos fazer apaixonar, por nos fazer mudar, por nos fazer enxergar mais além.
É inegavel que Cronos e kairós coexistam entre sim, mas não compartilham de uma mesma matéria.
Buscar Kairós? A meu ver é uma tarefa complicada. Esse tipo de tempo esta restrito nos pequenos detalhes de nosso dia-a-dia, detalhes que as vezes não damos importancia mas que no futuro terão grande destaque em nossas vidas. Se Cronos é inevitável, Kairós é indiscutivelmente necessário para uma vida plena e feliz.
:)

Cora said...

é tudo tão complexo no pensamento humano, e se pensarmos que é apartir dele que entendemos o tempo, ouso dizer que ambos os tempos são relativos. não existe absolutismo em qualquer conceito criado, adaptado ou assimilado pela mente humana. Em suma, o racional faz do tempo o que bem quer e o tempo faz do emocional o que o racional impõe.
Mas o fato é que o tempo, seja qual for seu significado, este não pára mesmo.

Gideão. said...

Kronos e Kairos. Por ter visto citações Bíblicas, vou usar esta bassê para explicar, Kronos e o nosso tempo visto que sentimos passa pois samos mortais Kairos e o tempo de Deus onde ele e imortal e não faz diferencia passa, pois para ele Mil anos e um dia e um dia e mil anos,Esta escrito na Bíblia que deus amo a mundo de tau forma que mando seu único filho para morre por nos. Pois entre outros motivos Deus quer nos tira do Kronos e nus por no Kairos, sim deixa para trás a mortalidade e nos torna imortal, apoia a morte a vida e a morte, Céu e inferno...Que caminho você quer ir? Mais o interessante e fato de podemos sair do Cronos para o Kairos um dia, veja e encare o Kronos como um aprendizado, se você não viver bem como mortal quem dera como um imortal, pense nisto, e assim que eu penso se deseja debater sobre estes e outros assuntos pega meu email ^^
som_dos_anjos@hotmail.com